Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tudo a Meias

Histórias que chegam ao telhado. Agora também nas 'Netherlands'.

És mais bonita do que pareces mas… só se fores magra

por tudoameias, em 24.05.13

 

 

 

Este post não é tão fútil como parece… mas só se o lerem até ao fim.

A beleza. Tema que as mulheres adoram (mesmo as que dizem que não) e os homens dessas mulheres geralmente desprezam – a beleza das mesmas, claro. (Sim, porque experimentem enviar um link com as últimas da Irina em Cannes e não se espantem se a resposta for "ah por acaso já tinha visto". Ups!)

Por razões que só o trabalho conhece se justifica a minha total ausência do Tudo a Meias, porque na verdade tem sido tudo menos a meias. E portanto aqui vai um pedido de desculpas  aos meus zero fãs. Anyway, nada melhor que o dia a seguir ao anúncio do plano de investimento do governo para regressar à escrita criativa. Já que falamos em planos, apetece-me refletir naquilo que todas, mais ou menos, gastamos um bom dinheiro: na beleza.

Depois de ter  visto este vídeo pensei que a beleza estava em todas nós, blá blá blá, todas somos bonitas à nossa maneira, quanto mais não seja temos beleza interior blá blá blá… Ninguém é perfeito à exceção das Irinas Shayks, Isabellis Fontanas e Kates Mosses desta vida.
No dia a seguir a ter visto esse vídeo, impulsionada por essa falsa sensação de "Sorry, we’re sexy" fui a Braga e aproveitei para investir no meu guarda-roupa. Calças. Posso dizer que comecei no 38 e acabei no 42 e acabei por não trazer nada porque não me serviam. Ponto final. Sim, quem conhece a Tudo a Meias sabe que isto parece mentira.

Decidi não desanimar e continuei com o vídeo na minha cabeça, mas deparei-me mais tarde com o seguinte subtítulo neste artigo: "Mike Jeffries não quer pessoas gordas a comprar na loja dele". Obviamente esta entrevista esquecida algures em 2006 é polémica, mesmo noutros pontos que não me interessam aqui abordar.

Mas, não entendo o porquê de tanta indignação contra o empresário nos media e nas redes sociais. Isso não é o que a generalidade das marcas fazem há anos?! Tentam impingir uma magreza que não existe em tamanhos de adultos que mal servem a crianças, em catálogos "photoshopados", e formas esguias inalcançáveis de forma saudável. Pior do que isso, a quantidade de adolescentes que competem entre si pela magreza e pela melhor dieta na blogosfera é assustadora. É a chamada "dar uma no cravo e outra na ferradura" das marcas.

Não vou debater culpas, mas a hipocrisia do mundo da moda não passa impune. Não te dizem "tens de ser magra", realmente não dizem… Mas se alguma mulher ler este artigo sabe do que estou a falar. Quantas de vocês não se sentem frustradas quando vão a uma loja e aquele número que costumam vestir não passa nas ancas e a vossa balança vos diz, ao mesmo tempo, que está tudo ok?! Pensar racionalmente também não é coisa que combine com beleza, o que leva a que muitas vezes entremos em pânico sem razão.

Eu não tenho visto muita gente preocupada em combater esse estigma, mas mais em segui-lo com dietas loucas ou simplesmente não-dietas, ou "dietas do guardanapo" para enganar a fome. Uma mulher nunca é magra demais, hã?! Eu contra isso me rebelo. A partir desse dia sou uma magra mas com curvas! Venha o 44!